Ok, eu fiz o blog e tenho que vir aqui postar, nada de deixar isso às moscas! Dessa vez eu decidi que vou falar da Rússia. A meu ver, poucas pessoas sabem algo sobre esse lugar, porém eu não sou lá expert no assunto, mas como era um fixação antiga eu sei algumas coisas.

A área já era habitada por vários outros povos lá no séc. I, mas a partir  dos séc. X E XI o Principado de Kiev que deu origem a maioria dos estados eslavos, foi o primeiro tijolo da Rússia, passando para o Princidapado de Moscou, que se tornou fortíssimo e a partir dele se deu a formação da Rússia. A Rússia já foi um Império, o mais vasto em área em toda a história, sua extensão imensa foi devida aos esforços expansionistas de Pedro o Grande e Catarina a Grande, principalmente ela, suas terras iam da Europa, passavam pela Ásia Central, chegava ao Extremo Oriente e avançava até mesmo no continente americano, o Alasca era russo.

O Europa já foi saculejada por revoltas populares, na Rússia não foi diferente, ocorreu a Revolução Russa, que deu um fim ao Império e a uma nobreza que vivia em pompa em contraste com cidadãos paupérrimos. Funda-se o primeiro Estado Socialista da história, que mais tarde se transformaria na URSS, governada com mãos de ferro por pessoas como Stálin. Ah, o fundador desse Estado não pode e nem deve ser esquecido Lênin.

A URSS foi sem dúvida uma das potências que influenciaram o mundo com sua ideologia socialista ao lado dos EUA com sua ideologia capitalista, foram anos de grande concorrência, mas em 1991, por motivos tão óbvios de sucateamento da política, economia e sistemas básicos que não foram nunca revitalizados, a URSS teve sua bancarrota e foi fundada a Federação Russa. A partir daí, vimos crise econômica, guerras, ataques terroristas, polêmicas, crescimento econômico, melhorias e quem sabe até mesmo alguns problemas, foi fundado um Estado meio que em metamorfose, depois de uns 70 anos fechado. Hoje, se mostra um país que parece crescer, mas isso é só indo para conferir, os noticiários falam que sim, entretanto, só vivendo para saber.

Ah, aulinha chata de história a minha né?? Hehe…

Vamos para algo um pouco mais legal, já que poucas pessoas gostam de história (p.s.: eu gosto)

A Rússia tem mais de 17 milhoes de km2, seriam dois Brasis… Um Brasil já é imenso, imagine dois, eu não consigo imaginar. Uns 145 milhões  de habitantes e a população só diminui. Tem a maior cidade da Europa, Moscou, com uns 12 milhões de habitantes em sua região metropolitana. Tem um clima frio, com um inverno super rígido, o lugar habitado mais frio fica lá, Oymyakon -71,2ºC.  É o país com mais palácios no mundo, na foto do blog tem o Peterhof, que é pra mim um dos mais bonitos. Tem um dos maiores museus do mundo, o Hermitage, em São Petersburgo. O balé mais famoso, o Bolshoi, em Moscou. A maior ferrovia do mundo, a Transiberiana, que vai de Moscou até Vladivostok, quase no Japão. Uma das áreas mais inóspitas do mundo, a Sibéria, ela tem uns 10 milhões de km2, mas lá não é só frio, tem cidades grandes, como Novosibirsk, que dizem ter as pessoas mais bonitas do país. Tem o rio mais extenso da Europa, o Volga. Tem um monte de etnias diferentes, que faz com que a Rússia seja um dos Estados com maior diversidade étnica. Acho que isso até causa vontade de separatismo, porque realmente tem isso lá. Tem o maior arsenal nuclear do mundo, se não me engano, um pouco mais de 50% das ogivas nucleares do planeta estão lá. Terra de grandes escritores como Dostoiévisk e Tolstoi. Grandes compositores, como Tchaikovisk. Tem sopa de beterraba e de repolho. Terra também do strogonof e do caviar, terra da vodka. É de lá que vem a ushanka, aquela chapéu de frio muito doido. É da Sibéria o mais pelo cão, o Samoieda, o cachorro que ri.

Ah tem muita coisa pra falar, outra hora eu continuarei com certeza.

До свидания!

Anúncios